Além de sindicatos de metalúrgicos, trabalhadores da construção civil e bancários, as entidades que representam os jornalistas estão se mobilizando contra a Emenda 3. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai participar das atividades de terça-feira contra a tentativa do Congresso Nacional de derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda.
- Seria um prejuizo para os trabalhadores, principalmente os jornalistas, que estão sendo obrigados a se transformar em pessoas juríridas, enquanto continuam trabalhando como empregados nas empresas -, afirma o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino.
A Emenda 3 reduz poderes dos fiscais de trabalho, por obrigar que qualquer decisão sobre o reconhecimento de relações trabalhistas passe primeiro pela Justiça do Trabalho. Com isso, impede os fiscais de autuarem empresas que contratem trabalhadores usando, em vez da carteira assinada, o registro como Pessoa Jurídica, citado por Schettino.
Uma série de mobilizações contra o veto da Emenda, está sendo organizada pelas centrais sindicais para esta terça-feira. A principal atividade planejada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) é um protesto, no Aeroporto de Brasília, onde sindicalistas vão esperar a chegada de parlamentares.
Jornalistas também se mobilizam contra emenda 3
Segunda, 09 de Abril de 2007 às 18:34, por: CdB