Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2026

Jornalistas dizem que menina em foto não é Madeleine

Quarta, 26 de Setembro de 2007 às 16:15, por: CdB

A criança loira que aparece numa fotografia tirada no Marrocos e divulgada em jornais nesta quarta-feira não é Madeleine McCann, a menina britânica de quatro anos que desapareceu em Portugal há quase cinco meses, de acordo com jornalistas que a conhecem.

Dois repórteres enviados ao Marrocos disseram que a menina fotografada por uma turista espanhola, embora se pareça muito com Madeleine, é na realidade a marroquina Bushra, de cinco anos.

Um repórter do jornal The Evening Standard diz ter rastreado a criança até descobrir que ela é filha de um agricultor da vila de Zinat.

— Ela tem alguma semelhança com Madeleine, mas quando você a observa, (percebe que) obviamente não é ela —, disse o jornalista Rashid Razaq, que foi ao Marrocos especialmente para checar se a menina da foto era Madeleine.

Um jornalista espanhol incumbido da mesma missão também disse que a criança é marroquina. Ele contou tê-la identificado rapidamente, ao mostrar as fotografias para moradores locais, que o teriam levado à família de Bushra.

Especialistas ainda estão examinando a fotografia, que foi tirada três semanas atrás, e mostra a menina sendo transportada nas costas por uma mulher marroquina.

Madeleine McCann desapareceu do hotel em que estava hospedada com a família em Portugal no último dia 3 de maio.

Um porta-voz dos pais de Madeleine, que estão sendo investigados pelo seu desaparecimento, disse que, se for confirmada, a conclusão é "frustrante".

O representante dos McCann, Clarence Mitchell, disse, no entanto, que a busca por Madeleine continuará, independentemente do resultado da análise dos especialistas.

Desde que os pais de Madeleine fizeram um apelo internacional por informações que levassem ao paradeiro da sua filha, diversas pessoas relataram ter visto a menina, mas nenhuma dessas pistas até agora ajudou nas investigações.

A nova foto foi divulgada poucos dias depois de surgirem relatos de que um homem britânico viu Madeleine perto de um hotel em Marrakech, também no Marrocos, no mesmo dia em que a turista norueguesa Marie Pollard disse ter visto a menina.

O casal McCann é suspeito formal nas investigações do desaparecimento da menina. Eles insistem que ela foi seqüestrada enquanto jantavam em um restaurante próximo com amigos.

Tags:
Edições digital e impressa