Um jornal árabe está publicando trechos do que, segundo a publicação, seriam diários que Saddam Hussein teria escrito durante o período em que esteve na prisão. O jornal Al Hayat afirma que tratam-se de trechos das memórias do ex-líder iraquiano, escritas à mão e em cinco grandes volumes.
Segundo o analista de assuntos árabes da BBC, Magdi Abdelhadi, o texto parece ter sido escrito por um homem que nunca deixou de ver a si próprio como um líder histórico. Alguns dos trechos são acompanhados pela assinatura: Saddam Hussein, Presidente e Comandante-Chefe das Forças Armadas.
A linguagem utilizada soa como a de um líder falando à nação, e Saddam freqüentemente pede aos iraquianos - como fez durante seu julgamento - que se unam e resistam à ocupação.
Poemas e temor
O material inclui várias citações ao Alcorão e descreve os iranianos como um perigo maior para o Iraque do que os árabes do Golfo e Israel.
Por outro lado, Abdelhadi diz que poemas de amor atribuídos a Saddam, e dedicados a uma mulher anônima, demonstram um sentimentalismo comum entre adolescentes que sofrem as primeiras dores de um amor não correspondido.
O material também inclui detalhes sobre exames médicos e descreve o temor que o autor diz ter sentido de contrair o vírus HIV caso suas roupas tivessem sido penduradas para secar ao lado das dos guardas americanos.
De acordo com o analista de assuntos árabes da BBC, os textos não deixam transparecer em nenhum momento qualquer sentimento de remorso ou de autocrítica.
Jornal árabe publica 'diários de Saddam na prisão'
Quarta, 07 de Maio de 2008 às 06:36, por: CdB