Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026

Jornais britânicos elogiam mostra de Hélio Oiticica na <i>Tate</i>

Uma exposição de obras do artista brasileiro Hélio Oiticica, expoente do Tropicalismo, foi aberta nesta quarta-feira, na prestigiosa galeria Tate Modern, em Londres, com boa recepção da crítica britânica. (Leia Mais)

Quinta, 07 de Junho de 2007 às 15:19, por: CdB

Uma exposição de obras do artista brasileiro Hélio Oiticica, expoente do Tropicalismo, foi aberta nesta quarta-feira, na prestigiosa galeria Tate Modern, em Londres, com boa recepção da crítica britânica.

O jornal britânico The Guardian diz que a exposição - a primeira retrospectiva do artista na Grã-Bretanha em 35 anos - é "uma grande iniciativa da Tate".

Apesar de o grupo de estruturas arquitetônicas, objetos e sons ter sido visto pela última vez em Londres há décadas, "ele influenciou gerações de artistas de instalações", diz o jornal.

O artigo diz que "Oiticica é considerado um dos mais criativos artistas latino-americanos do pós-guerra".

O jornal Financial Times diz que a exposição do "inovador e singular" Oiticica, intitulada The Body of Colour (O Corpo da Cor, em tradução livre) é o "auge extravagante do caso de amor da Tate Modern com a arte da América Latina".

Já o jornal The Times lamenta que a exposição do museu tenha, na visão da crítica de arte Rachel Campbell-Johnston, tolhido a obra do artista. A crítica diz que "esta pode ser uma amostra muito bem organizada, mas prende e doma a visão do artista".

O texto continua ao dizer que "Oiticica queria que a cor fosse como um tipo de criatura selvagem. Mas aqui nós a vemos como um animal de zoológico em uma jaula de arte histórica".

A crítica afirma que os visitantes não podem mais mexer nos Bólidos (caixas coloridas com conchas e outros objetos) porque "são frágeis e preciosos demais"; não podem caminhar pelos labirintos (instalações de Oiticica) "porque podem danificá-los".

A crítica do Times sobre os Parangolés mostram que "as capas na parede são como borboletas pregadas em uma caixa".

A mostra Hélio Oiticica: The Body of Colour inclui mais de 150 obras, de 1955 em diante, e fica em cartaz até o dia 23 de setembro.

Tags:
Edições digital e impressa