O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na manhã desta quinta-feira que vai propor na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma mudança no modelo institucional do setor aéreo do País. Segundo ele, as aleterações incluem também novas funções para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
— Eu vou propor ao presidente da República a revisão de todo modelo institucional da questão aérea na semana que vem, inclusive em relação às competências e ao modelo da Anac — disse.
O ministro disse ainda que não cabe a ele fazer qualquer comentário sobre a decisão judicial que determinou a prisão de sete controladores de vôo militares do Cindacta IV, em Manaus, que teriam quebrado a hierarquia militar durante o movimento de greve do dia 30 de março em todos os aeroportos do País.
— Isso é uma decisão do Poder Judiciário, não cabe ao ministro fazer qualquer comentário — afirmou. Questionado se a decisão não provocaria uma nova revolta dos controladores ele disse: — absolutamente, está tudo sob controle —.
Nesta quarta-feira, o juiz José Barroso Filho acatou o pedido do Ministério Público Militar, alegando que os militares ofereciam risco à disciplina e à hierarquia nas Forças Armadas, e determinou a prisão preventiva dos controladores.