Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2026

João Paulo II canoniza seis novos santos

O Papa João Paulo II canonizou neste domingo seis novos santos da Igreja Católica, incluindo uma mulher italiana que se tornou símbolo do movimento antiaborto ao morrer para salvar seu bebê. Gianna Beretta Molla morreu em 1962, uma semana depois de ter dado à luz uma menina. (Leia Mais)

Domingo, 16 de Maio de 2004 às 07:27, por: CdB

O Papa João Paulo II canonizou neste domingo seis novos santos da Igreja Católica, incluindo uma mulher italiana que se tornou símbolo do movimento antiaborto ao morrer para salvar seu bebê.

Gianna Beretta Molla morreu em 1962, aos 39 anos, uma semana depois de ter dado à luz uma menina. No início da gravidez, ela descobriu que tinha um tumor no útero, mas decidiu não se submeter a qualquer tratamento, porque isto poderia resultar em um aborto.

Neste domingo, Gianna se tornou a primeira mulher casada a se tornar santa da Igreja Católica Apostólica Romana nos tempos modernos, disse um funcionário da Vaticano. O milagre atribuído a Gianna, que a capacitou a se tornar santa, envolve dificuldade no parto. Uma brasileira que perdeu todo o seu líquido amniótico no terceiro mês de gravidez, disse que rezou para Gianna e que seu filho nasceu saudável.

- O sacrifício extremo que lhe tirou a vida é uma prova de que apenas aqueles que têm coragem para se entregarem totalmente a Deus e aos irmãos podem se realizar - disse o Papa a uma multidão estimada em mais de 50 mil pessoas na Praça de São Pedro.

O marido de Gianna, hoje com 91 anos, e os quatro filhos do casal, incluindo sua filha caçula, Gianna Emanuela, estavam presentes à cerimônia de canonização.

Enquanto grupos antiaborto buscaram inspiração no exemplo de Gianna, críticos disseram que a sua canonização sugere que a Igreja Católica se preocupa mais com a vida do feto do que com a segurança e bem-estar da mãe.

Os outros canonizados são o padre espanhol Manyanet y Vives (1833- 1901), os italianos Luigi Orione (1872-1940), Annibale Maria di Francia (1851-1927) e Paola Elisabetta Cerioli (1816-1865), e a freira libanesas Nimatullah Kassab al-Hardini (1808-1858).

Manyanet é o fundador das congregações Filhos da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, e das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré. Paola Cerioli fundou o Instituto das Irmãs de Sagrada Família e a Congregação da Sagrada Família de Bérgamo. Segundo o Vaticano, os dois novos santos dedicaram suas vidas à promoção dos valores da família e aos mais pobres.

Já Luigi Orione é o fundador da Pequena Obra da Divina Providência e da Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade. Annibale Maria de Francia também fundou duas congregações e a irmã libanesa Nimatullah Kassab al-Hadini pertenceu à Ordem Libanesa Maronita.

Tags:
Edições digital e impressa