O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, foi recebido nesta manhã de quarta-feira pelo Papa João Paulo II. O encontro foi às 10h30, no Vaticano. O deputado está na Itália desde a semana passada, onde participa de conferências e reuniões com autoridades italianas para explicar as mudanças no Parlamento brasileiro nos últimos anos.
Compromissos
Nesta terça-feira, João Paulo visitou a sede do Parlamento italiano em Roma e reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores e vice-presidente do Conselho de Governo, deputado Gianfranco Fini.
No final de semana, João Paulo fez palestras sobre "A Fraternidade para Construir um Mundo Novo". Ele ressaltou a importância da fraternidade na política, a qual não elimina as diferenças ideológicas, mas é importante para o processo de construção de um projeto comum para o país. O presidente da Câmara também falou sobre a situação econômica e política do Brasil.
João Paulo viaja acompanhado pelos deputados Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) e Gustavo Fruet (sem partido-PR). O convite para visitar a Itália partiu do Movimento Político pela Unidade (Focolares) - entidade de caráter suprapartidário e multireligioso, ligada ao Cristianismo. Com sede em 182 países, o Focolares busca criar uma nova cultura na política, alicerçada na fraternidade.
O movimento nasceu em Nápoles, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. No Brasil, foi fundado em 2001, com a participação de mais de 500 políticos.