O judoca brasileiro João Derly é o primeiro bicampeão mundial da categoria até 66kgna hostória do judô brasileiro. O atleta venceu o cubano Yordanis Arencibia nesta final do Campeonato Mundial de Judô, na Arena Olímpica do Rio de Janeiro. Assim como aconteceu na semifinal contra o armênio Armen Nazaryan, a luta esgotou o tempo regulamentar e foi para o Golden Score.
Na final, a luta foi muito equilibrada com os dois judocas tendo tomado duas punições, cada um, por falta de combatividade e continuavam empatados.
O equilíbrio entre os adversários continuou na fase do golden score, até que o brasileiro conseguiu um koka com pouco mais de dois minutos para o final do combate e ganhou o bicampeonato mundial de sua categoria. Para o judoca, foco e motivação foram fundamentais para a vitória.
- Foi a vitória da cabeça, que ajudou o coração. Estive motivado e com muita vontade até o final - destacou.
Derly creditou uma grande parte de seu mérito à atuação da torcida brasileira presente na Arena Olímpica e revelou que começa a pensar em Pequim 2008.
- O desempenho da nossa equipe foi importante principalmente porque o campeonato mundial está sendo no Brasil. Agora quero comemorar, vou ter bastante tempo para melhorar e chegar nas Olimpíadas. O objetivo é a medalha olímpica, já consegui duas no mundial.