Um mais alto líder do grupo militante Jihad Islâmica disse no sábado que a trégua com Israel ainda está valendo, apesar do assassinato de três jovens palestinos em circunstâncias controversas.
- Até agora, as facções palestinas não declararam um fim da calma ... mas estão estudando a questão por causa da contínua agressão sionista - disse o chefe da Jihad Islâmica, Mohammad al-Hindi em um entrevista coletiva.
Pouco antes, um líder de um dos braços da Jihad, as Brigadas de Jerusalém, havia dito que os militantes não estavam mais comprometidos com a trégua.
Os jovens palestinos estavam jogando futebol no campo de refugiados de Rafah, no sul de Gaza, quando soldados israelenses do outro lado da fronteira - a metros de distância - mataram-nos a tiros, disseram médicos palestinos.
Fontes militares de Israel afirmaram que soldados notaram cinco palestinos avançando algumas vezes, lentamente, em direção à fronteira Israel-Gaza e que disparam contra eles depois de o grupo não ter atendido aos tiros de alerta para o ar.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, classificou o incidente como uma violação deliberada ao cessar-fogo declarado por ele e pelo primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, no Egito, em fevereiro.
- Os jovens palestinos que foram mortos eram crianças desarmadas e não representavam uma ameaça para Israel - disse Abbas, segundo um comunicado.
Grupos militantes palestinos concordaram em discutir com Abbas a extensão da trégua até o fim do ano.
A violência israelense-palestina diminuiu sensivelmente. Na quinta-feira, militantes palestinos lançaram um foguete em uma cidade no sul de Israel. Ninguém ficou ferido.
Neste sábado, militantes disparam bombas morteiro contra assentamentos judeus em Gaza. Não houve informações sobre feridos.
Jihad Islâmica mantém trégua com Israel
Um mais alto líder do grupo militante Jihad Islâmica disse no sábado que a trégua com Israel ainda está valendo, apesar do assassinato de três jovens palestinos em circunstâncias controversas. - Até agora, as facções palestinas não declararam um fim da calma ... mas estão estudando a questão por causa da contínua agressão sionista - disse o chefe da Jihad Islâmica, Mohammad al-Hindi em um entrevista coletiva. (Leia Mais)
Sábado, 09 de Abril de 2005 às 11:37, por: CdB