O deputado cassado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ), afirmou na quarta-feira, durante entrevista à Rádio CBN, que faltou coragem ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, para denunciar o presidente Lula no esquema do mensalão.
- Se ele está fazendo o marketing da denúncia, 40 é numero emblemático, o Ali Babá e os 40 ladrões. Se faltou Ali Babá, faltou Lula. Tá sem coragem de denunciar o Lula. Se são 40 ladrões tem um chefe que lidera, que é o Ali Babá? É o Lula. Tá faltando peito a ele de fazer essa denúncia - disse Jefferson, que será processado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Na última terça-feira, o Supremo Tribunal Federal concluiu a análise da denúncia contra 40 pessoas por envolvimento no chamado mensalão, que teria utilizado verbas públicas para comprar votos de deputados que votassem favoravelmente ao governo. Todos os 40 viraram réus no processo.
O ex-parlamentar, que denunciou o esquema do mensalão em 2005, afirmou em seguida, porém, que não acredita que Lula sabia do esquema.
- Acho que em relação ao mensalão ele se surpreendeu. Mas você tem três ministros envolvidos, a cúpula do partido, o presidente da Câmara, o líder do governo na Câmara, e ele não sabia de nada? Tem de se abrir um investigação. Se ele souber... Porque votos em favor do governo, que é o governo? O Lula é o governo, isso tem de ser investigado - afirmou o deputado cassado.