Durante o ano passado, um número jamais registrado de japoneses se suicidou. O governo japonês, que divulgou a informação, afirma que a principal causa das mortes é a recessão econômica.
Os suicídios cresceram 7,1%, atingindo um total de 32.082 ocorrências em 2003, em relação aos 29.949 do ano anterior, disse o Ministério da Saúde. O suicídio foi a sexta causa de morte no país, depois do câncer, as doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
O crescimento econômico japonês se reativou recentemente com as exportações, mas anos de obstáculos incrementaram o desemprego e levaram muitas pessoas à falência. O suicídio de fato é a principal causa de morte entre homens com cerca de 50 anos, os quais costumam ser muito afetados pela reestruturação das empresas japonesas.
"Os homens de cinqüenta possivelmente são os mais afetados pelo desemprego e a queda da economia", disse Tsutomu Ishiyama, servidor responsável pela estatística. O Japão tem visto um crescimento nos suicídios nos anos recentes.
O suicídio foi também identificado como a principal causa de morte entre pessoas de 20 a 30 anos, o grupo com menos possibilidade de morrer devido a doenças.