Autoridades japonesas descobriram novo foco de gripe aviária em uma granja no leste do país. A propriedade em questão é próxima a locais onde foram detectados várias aves contaminadas.
Alguns frangos da granja apresentaram testes positivos em relação a uma variedade do vírus H5, afirmou uma autoridade do governo de Ibaraki, a nordeste de Tóquio.
Autoridades conduzirão outros testes para confirmar o subtipo do vírus, afirmou a autoridade.
Todos os focos de gripe aviária detectados em Ibaraki desde junho deste ano eram do vírus H5N2, uma variedade mais fraca da doença em comparação ao vírus H5N1, encontrado em eclosões anteriores no Japão no começo do ano passado.
O H5N1 infectou aves pela primeira vez em Hong Kong e China há oito anos e causou a morte de mais de 50 pessoas em países como Vietnã, Tailândia e Camboja.
O recente caso de gripe aviária foi encontrado a cerca de 6 quilômetros de onde foi descoberto o primeiro foco no final de junho de 2005. Desde então, autoridades vêm sacrificando frangos em sete granjas, todas próximas ao local onde surgiu a primeira eclosão da doença, depois de confirmada a contaminação das aves.
A última granja afetada abriga aproximadamente 35 mil aves. Autoridades limitaram o movimento de ovos e frangos em um raio de 5 quilômetros ao redor da granja contaminada para evitar a disseminação do vírus.
A gripe aviária retornou ao Japão no ano passado pela primeira em 79 anos.