Rio de Janeiro, 20 de Março de 2026

Itamaraty pede 'contenção' a Israel

Quarta, 08 de Novembro de 2006 às 18:48, por: CdB

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro pediu nesta quarta-feira "contenção" a Israel, e declarou-se preocupado com a situação na Faixa de Gaza, onde 18 palestinos morreram nesta quarta-feira em uma operação israelense. De acordo com o Itamaraty, "o Brasil tem exortado o Governo de Israel a exercer o máximo de contenção e a fazer todo o possível para proteger a vida de civis inocentes".

"O Brasil tem instado, ainda, a que se evitem ações que possam contribuir para uma escalada da violência na região. O Governo brasileiro espera que a iniciativa do Governo israelense de apurar as ações militares desproporcionais em Beit Hanoun (em Gaza) leve à Justiça os responsáveis pela perpetração do ataque".

O ministério afirmou que o país "conclama os militantes palestinos a cessar os ataques contra alvos civis israelenses e reitera seu apelo para que o Cabo Gilad Shalit", seqüestrado por guerrilheiros palestinos, "seja prontamente libertado, o que contribuiria para um ambiente mais propício ao diálogo".

Tags:
Edições digital e impressa