Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2026

Itamaraty nega que brasileiros preocupem a União Européia

Quarta, 16 de Maio de 2007 às 09:28, por: CdB

Em audiência pública convocada por integrantes da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, O subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Oto Agripino Maia, disse nesta quarta-feira que a operação da União Européia que resultou na repatriação de 412 brasileiros em fevereiro e março, não visava especificamente os brasileiros. Prova disso, segundo o embaixador, é que os brasileiros representaram apenas 15% dos sul-americanos repatriados.

Maia participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre a operação denominada Amazon 2, de responsabilidade da Agência Européia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas (Frontex). Os 412 brasileiros foram obrigados a voltar quando desembarcavam em seis países - Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, França e Holanda.

De acordo com o embaixador, a União Européia se preocupa mais com a imigração de pessoas provenientes de países do Mediterrâneo e de alguns países da América do Sul.

Maia disse ainda que, ao tomar conhecimento do episódio, o Itamaraty imediatamente alertou as embaixadas dos seis países europeus sobre possíveis violações dos direitos humanos.O debate foi proposto pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

Tags:
Edições digital e impressa