Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Itália suspende campanha eleitoral por causa do papa

Sexta, 01 de Abril de 2005 às 06:55, por: CdB

Os partidos políticos da Itália suspenderam nesta sexta-feira todos os compromissos eleitorais antes de um pleito regional no final de semana, por respeito ao estado de saúde do papa João Paulo II.

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi e o líder da oposição, Romano Prodi, pediram a seus simpatizantes para cancelar os comícios políticos depois que o Vaticano anunciou que o estado do pontífice era "muito grave" e que ele parecia se aproximar da morte.

Prodi afirmou que a suspensão era "um sinal de profundo e sincero respeito pelo Santo Pai e uma expressão silenciosa de esperança e bons votos pela saúde dele".

A Itália vota no domingo e na segunda-feira em eleições regionais, que serão um teste para a coalizão de centro-direita do premiê antes das eleições gerais, esperadas para 2006.

Tags:
Edições digital e impressa