Dois membros das Brigadas Vermelhas (BR), a organização de extrema esquerda, responsável pelo seqüestro e assassinato do líder democrata-cristão Aldo Moro, em 1978, foram capturados após vários anos na clandestinidade, segundo a polícia italiana.
Rita Algranati e Maurizio Falessi foram detidos no aeroporto do Cairo, durante uma operação policial feita pelos investigadores romanos e pela polícia egípcia.
O ministro italiano do Interior, Giuseppe Pisanu, afirmou estar satisfeito que as prisões representam "uma vitória do Estado democrático".
No momento da captura, Algranati e Falessi levavam documentos falsos e não apresentaram resistência.
Rita Algranati -condenada à prisão perpétua no processo Moro - é considerada uma figura histórica do primeiro plano das BR e era casada com outro membro da brigada, Alessandro Casimirri, que vive atualmente refugiado na Nicarágua.
Casimirri foi um dos seqüestradores do estadista democrata-cristão.
Falessi fez parte de diversos grupos subversivos, entre eles o Movimento Político de Resistência Ofensiva (Mpro), considerado um dos antecessores das brigadas e é acusado de pertencer ao grupo armado.
Itália: dois membros das Brigadas Vermelhas são presos no Cairo
Quarta, 14 de Janeiro de 2004 às 15:30, por: CdB