A embaixada israelita no Brasil liberou, nesta quarta-feira, nota na qual comenta os últimos acontecimentos em Gaza e no sul de Israel. Segundo o departamento de Comunicação e Relações Públicas daquele país, o governo lamenta o fim do cessar-fogo entre os grupos armados Hamas e Fatah e a recente onda de violência que se abateu sobre os palestinos.
Leia a íntegra da nota:
1. Lamentamos a situação caótica e a guerra civil em Gaza como também as mortes de civis. Entretanto, apesar desse ser um assunto interno, quando cidadãos israelenses são atacados, não podemos ficar sem reação.
2. Nas últimas 48 horas, o Hamas se responsabilizou pelo lançamento de quarenta mísseis contra a população civil israelense, causando o ferimento de 20 cidadãos, e obrigando os civis a se abrigarem em abrigos contra bombas.
3. A guerra interna palestina está sendo fomentada pelo contrabando de armas e pela construção da infraestrutura terrorista em Gaza. Esta situação também prejudica Israel.
4. Nós avisamos no passado que essa situação ocorreria, e conclamamos a Comunidade Internacional e os países árabes moderados para agir, com o intuito de fazer com que a desintegração interna cesse, como também os ataques a Israel.
5. O Hamas continua o incitamento contra Israel, ao matar membros da Fatah, culpando Israel por estas ações. Essas alegações são totalmente falsas.
Departamento de Comunicação e Relações Públicas
Embaixada de Israel