Aviões de combate israelenses bombardearam um túnel sob a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito nesta segunda-feira, no primeiro ataque do tipo em quase dois meses, informaram os militares de Israel.
Testemunhas e autoridades do grupo islâmico Hamas, que controla o enclave, confirmaram o ataque ocorrido antes do amanhecer. Não há informações de mortos ou feridos.
Os túneis utilizados para o contrabando em Gaza, que ainda existem às centenas apesar dos ataques aéreos israelenses e do controle mais restrito do Egito, são um frequente alvo para a retaliação de Israel devido aos ataques realizados em Gaza pelos grupos palestinos.
O ataque desta segunda-feira foi realizado em resposta a um recente lançamento de foguetes e morteiros, de acordo com uma porta-voz dos militares de Israel. Esse foi o primeiro bombardeio aérea sobre a Faixa de Gaza desde 18 de junho.
Israel lançou uma ofensiva militar aérea e terrestre em Gaza em dezembro, matando cerca de 1.400 palestinos. Israel afirmou que os ataques foram em resposta ao lançamento de foguetes por parte de militantes palestinos a partir de Gaza para cidades do sul de Israel.
Treze israelenses morreram nos 22 dias de conflitos.
Israel bombardeia túnel de Gaza em resposta a foguetes
Segunda, 10 de Agosto de 2009 às 06:48, por: CdB