Rio de Janeiro, 04 de Fevereiro de 2026

Irritado, Renan reafirma que não deixará cargo

Terça, 10 de Julho de 2007 às 14:35, por: CdB

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reafirmou em plenário nesta terça-feira que não deixará o cargo por conta das acusações de que recebe ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais.
 
— Se quiserem minha cadeira, vão ter que sujar as mãos. Vão ter que dizer ao Brasil e ao mundo por que querem minha cadeira —, disse.
 
Durante a sessão Renan foi questionado em plenário pelo líder do PSDB, Arthur Virgilio (AM), sobre a postura de seus advogados de contestarem pontos no processo que ele sofre no Conselho de Ética.

— Vão ter que botar uma forca, uma fogueira, pegar o presidente do Senado e por lá dentro para arder e queimar. Até chegar essa hora, vou ficar aqui na minha cadeira —, disse, durante a sessão.

Irritado com Virgilio, Renan disse ainda que tem o direito de questionar a conduta do processo no Conselho de Ética.

— Em defesa do meu direito, vou até o fim. Não vou deixar que façam violência com a constituição. Se eu tiver culpa, talvez nem chegue ao plenário. Agora, ninguém vai me tirar daqui a não ser pelo voto soberano do plenário. Ninguém vai ser Catão (estadista romano) —, ressaltou.

O seu advogado, Eduardo Ferrão, entregou aos relatores do processo no Conselho de Ética quatro questionamentos sobre a conduta da investigação. Ferrão contesta a anulação do relatório de Epitácio Cafeteira (PTB-MA) que pede o arquivamento do processo, a validade da perícia da PF feita no mês passado nos documentos do senador, e ainda da análise final que a polícia pretende fazer nos papéis de Renan. Por último, Ferrão pede que o Conselho de Ética delimite a abrangência da investigação.

— Estou fazendo isso tudo sem nada a temer. Estou aqui presidindo como sempre presidi. Não há dinheiro público misturado nisso. Demonstrei que tirei da minha conta. Não tenho o que temer. Nem aqui, nem no Conselho de Ética. Os senhores terão em mim o presidente de sempre —, afirmou Renan.
 

Tags:
Edições digital e impressa