Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Iraquianos querem referendo sobre criação de Estado curdo

Quinta, 23 de Dezembro de 2004 às 03:00, por: CdB

Um grupo de curdos do Iraque apresentou a autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) na quarta-feira uma petição assinada por 1,7 milhão de iraquianos pedindo um referendo para definir se o norte do país deve ou não ser transformado num Estado curdo.

- Os curdos sob proteção internacional têm exercido uma independência de fato no Curdistão do Sul (o norte do Iraque) pelos últimos 13 anos e eles não querem ser controlados por um Iraque dominado pelos árabes- afirma o grupo. 

"Os iraquianos curdos são étnica, cultural e filosoficamente distintos dos árabes do país e por 80 anos têm sido sujeitados pelo Iraque árabe, pela repressão, escravização e pelo genocídio", diz um comunicado do grupo.

Todas as assinaturas foram reunidas na região curda no Iraque, afirmou o presidente do Instituto Curdo de Washington, Najmaldin Karim.

- Nós também apresentamos a petição ao governo iraquiano- disse ele.

Tags:
Edições digital e impressa