O Iraque pediu nesta terça-feira que fosse suspenso um programa da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo o qual o país árabe deve pagar indenização por danos cometidos durante sua invasão do Kuwait na Guerra do Golfo (1991). O governo iraquiano argumentou que as dívidas deveriam ser pagas bilateralmente.
O vice-ministro das Relações Exteriores iraquiano, Mohammed Hamud-Bidan, falou com a Reuters antes de se dirigir à Comissão de Indenização da ONU, que usa cinco por cento dos lucros obtidos com a venda de petróleo para pagamentos da indenização.
-Sugerimos parar o pagamento de 5% das rendas do petróleo... é demais para nós. Achamos que já é tempo de parar e deixar o Iraque negociar diretamente com os Estados envolvidos - disse Hamud-Bidan em Genebra.