O governo do Iraque cumpriu nove das 18 metas de governança e segurança, de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira pela Casa Branca. O texto, que foi entregue no Congresso americano, é mais um das diversas análises produzidas pelo governo dos Estados Unidos nas últimas semanas.
Entre os fracassos apontados no relatório estão o controle das milícias sobre as forças de segurança e a não execução da lei que prevê a divisão dos recursos do petróleo entre as diferentes comunidades.
Baseada em informações disponíveis a partir de 1º de setembro deste ano, o relatório diz que "os iraquianos tiveram progresso satisfatório desde janeiro de 2007 em nove metas".
'Desbaathificação'
O relatório indica que houve sucesso nas seguintes áreas: formação de uma comissão de revisão constitucional e finalização da revisão; implementação de leis de "desbaathificação"; criação de leis em regiões semi-autônomas.
Mas houve fracasso nos seguintes itens: distribuição equânime de recursos de hidrocarbonetos; aumento no número de forças de segurança iraquianas com poder para operar de forma
independente; garantias de que autoridades políticas iraquianas não estão fazendo acusações falsas contra forças estrangeiras.
O texto indica melhora em apenas uma área específica desde o relatório anterior (divulgado em julho): a reconciliação de ex-integrantes do partido Baath, de Saddam Hussein.
Segundo o relatório, 45 mil ex-integrantes do Exército já receberam direito à pensão ou foram reintegrados às suas funções anteriores. O texto também diz que é cedo demais para avaliar o sucesso de dois itens: a legislação de anistia e o programa de desarmamento das milícias.
A Casa Branca emitiu um comunicado dizendo que, apesar de os iraquianos não terem conseguido aprovar leis fundamentais, "os objetivos de tais leis já foram, de certa forma, cumpridos".
O petróleo, por exemplo, já está sendo distribuído de forma mais equânime na prática, apesar de "a meta não ter sido atingida formalmente", diz o texto.
Na quinta-feira, o presidente americano, George W. Bush, anunciou que o número de tropas americanas no país será reduzido.
Bush disse que aceitou o conselho do comandante americano no Iraque, general David Petraeus,
que apresentou nesta semana, no Congresso americano, um relatório sobre a operação militar no país.
A estratégia de Petraeus prevê a redução do número de soldados no Iraque ao mesmo nível do começo do ano, antes da operação especial conduzida pelos Estados Unidos.
Iraque cumpriu 9 de 18 metas, informa Casa Branca
Sexta, 14 de Setembro de 2007 às 13:41, por: CdB