Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2026

Iraque critica plano de retirada das tropas norte-americanas

Sexta, 27 de Abril de 2007 às 07:54, por: CdB

O governo do Iraque criticou formalmente, nesta sexta-feira, o Senado dos Estados Unidos pela aprovação do projeto de lei que determina a retirada das tropas norte-americanas do país. Ali al-Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano, disse que a decisão é "negativa" e manda um sinal errado aos insurgentes.

- Nós vemos esse projeto como uma perda de quatro anos de sacrifícios - comentou.

No início da semana, o ministro do Exterior iraquiano, Hoshyar Zebari, disse que "qualquer plano prematuro (de retirada) não seria realista". Zebari afirmou que o projeto "é basicamente parte da atividade política em Washington, e isso é prejudicial à segurança e ao desenvolvimento político, não apenas do Iraque, mas de toda a região".

Ares de derrota

Um parlamentar partidário do clérigo xiita Moqtadr Sadr disse que a votação do projeto de lei foi um reconhecimento de derrota por parte dos Estados Unidos no Iraque. Já o parlamentar curdo Mahmoud Othman disse que os políticos norte-americanos estão preparando o terreno para as eleições presidenciais, enquanto um representante sunita falou que a votação nos Estados Unidos não era problema dos iraquianos.

O repórter da rede inglesa de TV BBC em Bagdá, Andrew North, destaca que essas diferenças de opiniões refletem a própria divisão do governo iraquiano. O projeto de lei, aprovado tanto na Câmara como no Senado, condiciona a liberação de novas verbas para a guerra no Iraque a um cronograma para a retirada a partir de outubro.

Nesta quinta-feira, a Casa Branca confirmou que o presidente norte-americano George W. Bush pretende vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso. Bush já havia afirmado que vetaria o projeto, o que desencadeou o primeiro embate do presidente com o Congresso desde que o Partido Democrata assumiu o controle das duas casas. Os democratas não têm os votos necessários para derrubar o veto presidencial.

Tags:
Edições digital e impressa