Rio de Janeiro, 05 de Fevereiro de 2026

Irã vai permitir inspeção da AIEA em reator nuclear

Sexta, 13 de Julho de 2007 às 17:43, por: CdB

O Irã vai permitir que técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) façam inspeções no reator nuclear de Arak, que está em construção no noroeste do país.

Depois de dois dias de negociações com autoridades iranianas, a AIEA anunciou, em comunicado, que uma delegação será enviada ao reator no fim deste mês.

Segundo a agência, o reator de águas pesadas de Arak poderia ser utilizado para produzir plutônio, que seria empregado na fabricação de armas nucleares, como alternativa ao urânio enriquecido.

O Irã continua insistindo que o seu programa nuclear é voltado para a geração de eletricidade ou, no caso do reator de Arak, para fins médicos.

Ponto de tensão

O reator nuclear de Arak é um dos pontos de tensão entre Teerã e a agência da ONU. A existência do local foi denunciada à AIEA por um grupo de oposição ao governo iraniano em 2002. Na época, o Irã não havia declarado a existência do reator aos inspetores da ONU.

A construção do projeto final do reator de Arak deve ser finalizada em 2009.

A AIEA ainda disse ter negociado com Teerã a designação de novos inspetores para o país e estabelecido novas formas de lidar com seguranças na usina de enriquecimento de urânio em Natanz.

Os Estados Unidos e a União Européia acusam o Irã de querer produzir armas nucleares e vêm pedindo a Teerã que suspenda seu programa de enriquecimento de urânio, o que foi negado pelo governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O Conselho de Segurança da ONU já impôs duas sanções ao país e está considerando uma terceira.
 

Tags:
Edições digital e impressa