Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Irã prende ex-agente do FBI, revela o <i>Financial Times</i>

Sexta, 13 de Abril de 2007 às 09:45, por: CdB

Um ex-agente do FBI foi preso por autoridades iranianas, revelou um conhecido do norte-americano desaparecido ao diário britânico Financial Times. Diplomatas temem que o caso de Robert Levinson possa marcar uma nova reviravolta na onda de detenções envolvendo os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Irã, que começou com a prisão de cinco iranianos por forças norte-americanos no Iraque.

Washington fez um pedido oficial de informações ao Irã sobre Levinson, que teria ido para o país por causa de negócios pessoais, segundo autoridades dos EUA. Teerã diz que está tentando descobrir o que aconteceu com Levinson. Dawud Salahuddin - um cidadão norte-americano procurado por autoridades dos EUA, acusado de assassinato em 1980 - afirmou que ele e Levinson dividiram um quarto de hotel na ilha de Kish no Golfo Pérsico em 8 de março. Autoridades iranianas, em trajes civis, foram até o quarto e interrogaram Salahuddin sobre seu passaporte iraniano, disse ele.

Quando ele foi libertado, um dia depois, Levinson tinha desaparecido, e autoridades iranianas disseram a Salahuddin que Levinson havia deixado o país.

- Eu não acho que ele esteja desaparecido, mas eu não gostaria de acusar ninguém. Algumas pessoas sabem exatamente onde ele está. Ele apenas veio para me ver - disse Salahuddin ao jornal.

Salahuddin disse que está preocupado com a saúde de Levinson, mas confiante de que "ele está sendo bem tratado" por autoridades iranianas. Ele disse que o objetivo do encontro com Levinson foi o de colocá-lo em contato com autoridades iranianas. Salahuddin poderia ajudar Levinson em sua investigação sobre contrabando de cigarros, como parte do trabalho do ex-agente do FBI para uma companhia de tabaco, de acordo com o FT.

Tags:
Edições digital e impressa