Rio de Janeiro, 23 de Dezembro de 2025

Irã nega instalação de novas centrífugas em usinas nucleares

O órgão responsável pelas instalações nucleares do Irã negou a alegação de uma autoridade do país, de que começou a instalação de 3 mil centrífugas para aumentar o enriquecimento de urânio. Hossein Simorgh, da Organização de Energia Atômica do Irã, afirmou que não existem novas centrífugas na usina de Natanz. (Leia Mais)

Domingo, 28 de Janeiro de 2007 às 10:50, por: CdB
O órgão responsável pelas instalações nucleares do Irã negou a alegação de uma autoridade do país, de que começou a instalação de 3 mil centrífugas para aumentar o enriquecimento de urânio.

Hossein Simorgh, da Organização de Energia Atômica do Irã, afirmou que não existem novas centrífugas na usina de Natanz.

A alegação foi feita por Alaeddin Boroujerdi, chefe do Comitê de Política Exterior e Segurança Nacional.

Países ocidentais temem que o Irã esteja tentando obter armas nucleares, mas o governo iraniano insiste que seu programa tem fins exclusivamente pacíficos.

Resolução da ONU

- Não há nenhuma centrífuga nova instalada na usina de Natanz - disse Simorgh.

Antes, Boroujerdi disse, se referindo às suposta instalação de novas centrífugas, que, "se Deus quiser", o trabalho seria "concluído a tempo".

Uma centrífuga gira o gás de urânio para enriquecer o elemento. Em níveis baixos, o urânio enriquecido serve para combustível, em níveis mais altos, para armas nucleares.

As novas centrífugas iriam aumentar muito o potencial do Irã para produzir materiais nucleares.

Na sexta-feira o Irã exigiu a retirada de uma autoridade da ONU, encarregada de inspecionar o programa nuclear do país. Chris Charlier já tinha sido proibido de entrar no Irã.

No começo da semana o governo do Irã determinou a expulsão 38 inspetores de quatro países.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução no dia 23 de dezembro proibindo o fornecimento de tecnologia relacionada a programas nucleares e também o envio de materiais para o Irã, além de impor o congelamento de bens de indivíduos e companhias do país.

Tags:
Edições digital e impressa