Um relatório da agência das Nações Unidas para assuntos nucleares divulgado nesta quarta-feira afirma que o Irã segue ignorando as exigências da ONU e está expandindo suas atividades atômicas.
O texto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) também diz que Teerã está bloqueando os esforços da agência para inspeção das atividades nucleares. Especialistas afirmam que o novo relatório da AIEA pode abrir o caminho para novas sanções contra o Irã.
O Conselho de Segurança da ONU impôs uma segunda rodada de sanções ao Irã em março. O órgão já havia retaliado o Irã em dezembro por não suspender seu programa de enriquecimento de urânio.
Em uma cópia confidencial do relatório, obtida pela BBC, a AEIA afirma que o Irã ainda está operando oito grupos de 164 centrífugas que possui. As máquinas, que funcionam no complexo de Natanz, são usadas para enriquecer urânio.
O relatório afirma que o Irã está se preparando para instalar outros cinco grupos de centrífugas. Uma autoridade da ONU disse que se o Irã continuar neste ritmo poderá atingir a marca de 3 mil centrífugas no final de junho.
O relatório também diz que o Irã concordou com algumas medidas de inspeção e visitas não-marcadas a Natanz, mas que a capacidade de verificação da AIEA se "deteriorou" devido ao acesso restrito.
O programa iraniano preocupa a agência, pois o urânio, se altamente enriquecido, pode ser usado em armas nucleares.
O Conselho de Segurança da ONU teme que o Irã esteja tentando desenvolver secretamente armas nucleares. Teerã insiste que tem o direito de enriquecer urânio.
O relatório do AEIA está sendo produzido em um momento em que há relatos de que os Estados Unidos se preparam para criticar a decisão do diretor da agência, Mohamed El Baradei, de concordar em parte com o programa nuclear iraniano.
Baradei afirmou que o Irã possui "conhecimento sobre como enriquecer" e que o foco da AEIA deveria ser impedir uma produção de escala industrial. Há temores de que estes comentários possam enfraquecer as medidas tomadas pela ONU contra o Irã.
Irã ignora ONU e expande programa nuclear, diz relatório
Quarta, 23 de Maio de 2007 às 16:39, por: CdB