Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026

Irã diz que ingleses devem ser interrogados

Segunda, 26 de Março de 2007 às 07:56, por: CdB

O Irã assegurou ao governo do Reino Unido que os 15 militares britânicos capturados na sexta-feira pela força naval iraniana no norte do Golfo Pérsico estão bem, informou o Ministério de Relações Exteriores britânico nesta segunda-feira.

De acordo com a imprensa internacional, os 15 britânicos estão sendo interrogados e deverão responder pela violação das águas territoriais iranianas. Em declaração à televisão estatal do Irão, o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Mehdi Mostafavi, disse que " o caso dos britânicos que violaram as águas territoriais iranianas segue seu curso legal e eles devem responder por sua violação".

- Os marinheiros britânicos estão sendo interrogados atualmente e devemos esclarecer se entraram voluntariamente ou por engano nas águas territoriais iranianos. Quando isso ficar claro, será tomada uma decisão -, disse.

Em Bagdá, o ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshyar Zebari, declarou nesta segunda-feira que os marinheiros foram capturados em águas iraquianas, o mesmo afirmado por Londres.

Um porta-voz do Foreign Office (chancelaria britânica) disse que o embaixador do Reino Unido em Teerã, Geoffrey Adams, teve uma reunião nesta segunda-feira com membros do Ministério de Exteriores iraniano, na qual recebeu garantias sobre a situação dos sete infantes da Marinha e oito marinheiros.

- O Ministério de Exteriores nos assegurou que o grupo está bem e no Irã, mas não deu mais detalhes-, disse a fonte do Foreign Office.

O porta-voz disse que a reunião foi de "trabalho" e que Adams pediu detalhes sobre o lugar onde os militares estão detidos.

O governo de Teerã afirmou ao embaixador britânico que está trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível.

- Acompanhamos a situação muito cuidadosamente e a consideramos muito séria. Obviamente, tentamos assegurar a urgente libertação de nossa gente -, acrescentou o porta-voz da chancelaria britânica.

Tags:
Edições digital e impressa