Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

IPVA atrasado pode ser parcelado em até 10 vezes

Pagamento do IPVA pode ser parcelada em até 10x em diversos Estados. Saiba se você tem direito e como fazer o parcelamento.

Quinta, 20 de Maio de 2021 às 12:40, por: CdB

Dívida de IPVA pode ser parcelada em até 10x em diversos Estados. Saiba se você tem direito e como fazer o parcelamento.

Alguns Estados liberaram a opção de pagamento de IPVA atrasado de forma parcelada, a fim de auxiliar contribuintes que estão com os licenciamentos de seus veículos suspensos a reaverem o direito de utilizá-los. Além disso, o parcelamento visa recuperar o valor do IPVA para os cofres públicos, segundo a procuradora do Estado de São Paulo e chefe da Dívida Ativa, Elaine Motta “É uma política pública de arrecadação não só para o Estado, mas também para o município, sobretudo visando que o contribuinte possa sair de casa tranquilo após regularizar seu veículo. O parcelamento do IPVA é barato, pois seus acréscimos são calculados com SELIC. Além disso, o parcelamento permite a regularização do veículo viabilizando seu licenciamento e possibilitando tirar o débito do protesto, após o recolhimento das custas no Cartório”.
ipva.jpg
Imagem: Divulgação
O IPVA é cobrado pelos Estados, e por isso, as regras para pagamento e parcelamento podem ser diferentes de acordo com a localidade onde o veículo está registrado. Como semelhança entre a cobrança que ocorre em todos os Estados, podemos citar a base de cálculo, que é sempre o valor do carro, moto, caminhão, etc. Já as taxas e alíquotas podem variar de Estado para Estado, sendo que o mesmo modelo de automóvel pode ter valores diferentes de IPVA em Estados diferentes.

O que é IPVA?

O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Sobre a BR: Presidência de general não altera a política de preços da Petrobras

Para onde vai o dinheiro do IPVA?

O valor pago pelos contribuintes é dividido entre Estados e Municípios, ficando 50% para o Estado e 50% para o Município em que o veículo está registrado.

Quando vence o IPVA?

O IPVA deve ser pago no começo do ano e em alguns Estados é possível parcelar o débito antes do vencimento. Em São Paulo, por exemplo, é possível realizar o pagamento em até 3x sem juros antes do IPVA vencer. Após o vencimento, no entanto, é necessário realizar o pagamento do valor integral, com multa de 18% sobre o saldo devedor.

Parcelamento do IPVA Atrasado

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) passou a oferecer em setembro de 2020, a oportunidade de parcelamento do IPVA atrasado referente ao ano de 2019 e anos anteriores, em forma de boleto que pode ser pago em qualquer instituição bancária, como Banco Inter, Nubank, Bradesco, Itaú, Caixa, entre outros. O Estado de Minas Gerais também anunciou, em maio desse ano, a possibilidade para pagamento de IPVA atrasado, inclusive do ano de 2020, parcelado em até 12x.

Quem Pode Realizar o Pagamento do IPVA Atrasado

Qualquer pessoa que possua os dados do veículo pode realizar o parcelamento do IPVA, quando esse estiver disponível no Portal da Dívida Ativa. Confira: Renegociações salariais não cobrem a inflação, constata Fipe

Como Realizar o Pagamento do IPVA Atrasado?

Basta acessar o Portal da Dívida Ativa e realizar o cadastro, informar os dados do veículo, escolher em quantas vezes deseja realizar o pagamento e solicitar os boletos. O processo é bem rápido e simples.
  1. Acesse a página da Dívida Ativa da Procuradoria, 
  2. Clique em “Consultar” e, posteriormente, em “Consultar Débitos”;
  3. Selecione “Parcelamento” e escolha o número de parcelas;
  4. Emita o termo de adesão ao acordo e as guias de recolhimento;
  5. Realize o pagamento.

Vale à Pena Parcelar o IPVA Atrasado?

O parcelamento do IPVA atrasado geralmente é liberado mais de um ou dois anos depois do débito estar vencido e por isso, não é uma estratégia a ser utilizada propositalmente, visto que se IPVA não for pago, não é possível licenciar o veículo e por consequência, ele não poderá circular, segundo o Detran SP, com base no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A infração de circular com veículo sem licenciamento é gravíssima e gera apreensão do veículo, que só é liberado após o pagamento de todas as taxas. As despesas com pátio e guincho também ficam por conta do condutor, o que faz com que a despesa fique ainda mais alta. Veja Também: Desbloquear Cartão Santander – Como Fazer de Forma Rápida? Parcelar o IPVA atrasado é uma ótima maneira de colocar as contas em dia, mas não é aconselhado contar com essa possibilidade para procrastinar o pagamento, que deve sempre ocorrer na data correta, a fim de evitar maiores problemas. Você gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!
Tags:
Edições digital e impressa