Bem-vindo a uma orquestra do século 21. iPhones estão sendo usados como instrumentos musicais em um novo curso oferecido por uma universidade norte-americana.
Alunos da University of Michigan estão aprendendo a projetar, construir e tocar instrumentos com celulares da Apple, e uma apresentação pública da música criada por eles vai acontecer em 9 de dezembro.
A universidade afirma acreditar que o curso, chamado Construindo um Conjunto com Celulares, seja o primeiro desse tipo no mundo. O professor é Georg Essl, cientista da computação e música que trabalhou no desenvolvimento tanto de celulares quanto de instrumentos musicais.
Essl e seus colegas começaram a usar o microfone como sensor de vento alguns anos atrás, o que permitiu desenvolver aplicativos para o iPhone como o Ocarina, que na prática transforma o celular em um instrumento de sopro antigo, assemelhado à flauta.
– O celular é uma plataforma muito boa para explorar novas formas de performance musical –, afirmou Essl em comunicado.
– Não estamos atrelados à física dos instrumentos tradicionais. Podemos faze coisas interessantes, estranhas, incomuns. Essa espécie de tecnologia ainda está na infância, mas é uma área quente e crescente de uso do iPhone para expressão artística.
Essl disse que para construir um instrumento com base em um iPhone os estudantes programam o aparelho de maneira a reproduzir como som informações recebidas por um de seus diversos sensores.
– A tela sensível a toques, o microfone, o GPS, a bússola, o sensor de comunicação sem fio e o acelerômetro podem ser transformados de maneira que, quando a pessoa passa o dedo pela tela, sopra ar para o aparelho, o inclina ou sacode, por exemplo, diferentes sons sejam produzidos –, disse Essl.