Agentes da Superintendência de Metrologia Legal do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem) multaram 34 supermercados durante fiscalização em postos de combustíveis e supermercados de Duque de Caxias, Baixada Fluminense.
A operação relâmpago verificou se bombas e balanças estavam de acordo com as normas de proteção ao consumidor. Foram realizadas 218 ações e a maioria das irregularidades estava em mercadorias com a marca do próprio estabelecimento e muitos produtos não tinham o peso da embalagem descontado no conteúdo.
Os estabelecimentos punidos terão o prazo de quinze dias para apresentar defesa, caso contrário, poderão receber multa que varia de R$ 200 a R$ 10 mil.
A determinação para que fosse realizada a operação partiu da presidente do Ipem, Soraya Santos, após denúncias recebidas através da ouvidoria do intituto.
Também já está em pleno andamento a "Operação Dia do Pais" realizada pelo Procon (Programa de Orientação e Proteé em diferentes bairros do Rio. Serão feitas vistorias em estabelecimentos comerciais para conferir se as lojas estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. A campanha, de caráter educativo, segue até o próximo dia 8 deste mês de agosto.