Rio de Janeiro, 10 de Outubro de 2026

IPC desacelera com forte queda no preço dos alimentos

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, ficou em 0,23% na segunda prévia de dezembro, período referente à coleta de preços realizada de 16 de novembro a 15 de dezembro. (Leia Mais)

Quarta, 17 de Dezembro de 2008 às 09:59, por: CdB

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, ficou em 0,23% na segunda prévia de dezembro, período referente à coleta de preços realizada de 16 de novembro a 15 de dezembro, comparada à média dos 30 dias imediatamente anteriores (16 de outubro a 15 de novembro). Na primeira prévia do mês, o IPC havia indicado alta de 0,28%. Foi a quarta desaceleração seguida.

Quatro grupos, dos sete pesquisados, apresentaram elevações, mas em compensação o de alimentos, com forte peso sobre o cálculo do IPC, teve expressiva desaceleração, passando de uma alta de 0,38% para 0,07%. Também subiu menos do que na primeira prévia o grupo habitação com 0,13% ante 0,22%. Já o grupo saúde manteve a mesma evolução da pesquisa anterior (0,24%).

As acelerações foram verificadas nos grupos: transporte, com 0,21% ante 0,13%; despesas pessoais, com 0,57% ante 0,51%, e educação, com 0,09% ante 0,08%.

A desaceleração só não foi mais forte porque as despesas com Vestuário, Transportes e Despesas Pessoais subiram mais do que o verificado na abertura do mês. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

www.apolitik.org www.kelimesozluk.com www.sozcukcevir.com www.sinemavideo.com

Tags:
Edições digital e impressa