Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Ipanema ganha espaço exclusivo para quem gosta de arte, som e sabor

Arquivado em:
Terça, 28 de Novembro de 2006 às 09:02, por: CdB

Singularidade.

Seja em lombo de burro, de ônibus ou avião, o médico sanitarista Paulo Eduardo Xavier de Mendonça, 45, buscou por ela nos quatro cantos do país. No Brasil, não foi difícil de localizar. Ele a encontrou nos traços do Mestre Maqueson, por exemplo. Embora tivesse apenas quatro meses de caminho aberto por terra entre a civilização ocidental e o fundo da Floresta Amazônica, viu a beleza única estampada nas telas marchetadas em madeira colhida 710 quilômetros mato adentro, a partir da capital do Estado, Rio Branco, entre os meridianos 74º 04' e 66°. 05' W e os paralelos 7° 08' e 11º 38' S. De tão impressionante e bela, a criação o acompanhou de volta ao Rio e, nesta terça-feira, poderá ser vista na Artelúrica, requintada e exclusiva loja de design, Arte e música contemporânea de Ipanema.

Como a última ceia, de Maqueson, a cerâmica marajoara - ancestral e moderna - também chega ao alcance do público de gosto refinado graças às andanças de dr. Paulo Mendonça. Junto com ele vieram, ainda, as biojóias - criações impressionantes e raras, em sementes, ouro e prata, de artistas radicados na Amazônia brasileira, as esculturas escolhidas nas grimpas dos Andes ou os batiques encontrados nas planícies da África.

O gosto pelo conhecimento e a descoberta, que hoje se transformou na Artelúrica, está no DNA da família há séculos. Desde os tempos de Francisco de Salles Torres Homem, o Visconde de Inhomirim, de quem Paulo descende, o trajeto da busca pela criatividade pode ser percebido. Acentuou-se nessa última geração, quando surge a idéia de reunir, em um só lugar - de correto requinte -, desde a música étnica aos registros das tecnologias ancestrais impressas em pinturas de Moçambique. Obras sem precedentes. Puros som e imagem para quem preza a exclusividade.
 
- Fazemos questão de respeitar o processo criativo de cada artista que conhecemos. Este respeito à vida, ao meio ambiente e ao trabalho artístico está no princípio do nosso desejo de apresentar o que cada um realiza de mais exclusivo, de mais belo. A Artelúrica representa o lugar onde concentramos a criação em design de artefatos, jóias e peças de arte, ao mesmo tempo em que proporcionamos ao público um espaço de beleza, aconchego e encontro, no coração de Ipanema - traduz o médico e pesquisador.

A Artelúrica disporá aos seus clientes um lounge com chás de todo o mundo, café e boa música. Aromas e sabores, ambiente agradável em meio às pinturas, esculturas,  tapeçarias, móveis e adereços únicos, sem similares disponíveis, sem número de série, sem massificação.

 - Queremos despertar nas pessoas a consciência para um país de indescritíveis e perenes fontes de beleza e inspiração. Cada um dos objetos expostos na Artelúrica foi  escolhido por nós, nos cantos mais distantes, nas regiões mais improváveis, em lugares onde o sentimento de arte está por todos os lados, nas formas, cores e texturas extraordinárias - relata.

Na Artelúrica, o espaço e todas as suas exigências são um capítulo à parte. O traço da arquiteta Claudia Alice vai revelar ao público um local perfeito para momentos nos quais prevaleçam a delicadeza dos detalhes e o convívio com as obras colecionadas e oferecidas por dr. Paulo Mendonça, em meio a sua eterna busca pela singularidade.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo