O premier português Francisco Sá Carneiro, que morreu em um acidente aéreo em 1980, foi vítima de um ato de sabotagem em seu avião, afirmou na segunda-feira o presidente de uma comissão parlamentar de investigação.
- Colocamos em evidência a presença de um artefato explosivo instalado no chão da cabine do piloto, com potência suficiente para danificar os cabos de comando e afetar a integridade física dos pilotos. - declarou Nuno Melo, presidente da comissão.
- Me parece suficientemente coerente para indicar que o Cessna-421-A caiu em Camarate (perto de Lisboa) na noite de 4 de dezembro de 1980 como resultado de uma sabotagem. - disse Melo, líder do grupo parlamentar do Partido Popular (CDS/PP, direita).
A morte de Francisco Sá Carneiro e de seu ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, neste acidente de aviação traumatizou Portugal e desatou suspeitas de sabotagem, que nunca foram comprovadas mas que sempre são relembradas.
As conclusões apresentadas pela oitava comissão parlamentar foram aprovadas por sete especialistas sobre um total de 12.
Investigação prova que premier português foi vítima de sabotagem
Terça, 07 de Dezembro de 2004 às 05:37, por: CdB