Rio de Janeiro, 21 de Maio de 2026

Investida dos EUA mata mais de 60 guerrilheiros talebãs

Quarta, 22 de Junho de 2005 às 06:45, por: CdB

Soldados afegãos e dos Estados Unidos apoiados por aeronaves mataram mais de 60 guerrilheiros do Talebã no sudoeste do Afeganistão, em uma das lutas mais sangrentas dos últimos meses, disseram autoridades nesta quarta-feira.

Segundo as autoridades, oito membros das forças de segurança do Afeganistão também foram mortos e cinco soldados dos EUA ficaram feridos na operação para reprimir o aumento da violência da guerrilha no período que antecede as eleições parlamentares de 18 de setembro.

O combate fez parte de uma operação de busca e ataque chamada "Catania" para destruir abrigos de guerrilheiros, disse a tenente Cindy Moore, porta-voz dos militares norte-americanos.
O conflito continua a cerca de 16 quilômetros ao norte de Mian Nishin, capital distrital no norte da província de Kandahar e que foi capturada na semana passada por guerrilheiros. O local foi retomado por forças do governo na terça-feira, disse o vice-comandante da polícia de Kandahar, general Salim Khan.

Moore disse que a luta acontece a sudoeste do distrito montanhoso de Dai Chopan, na província de Zabul, que faz divisa com Kandahar.

O general Khan disse que caças e helicópteros de ataque dos EUA bombardearam posições rebeldes nesta quarta-feira.

Khan afirmou que os guerrilheiros estavam em um grupo localizado por tropas afegãs na terça-feira em Mian Nishin, a 400 quilômetros ao sudoeste de Cabul.

Moore informou que aviões A-10 dos EUA, conhecidos como "Tankbusters", caças britânicos Harrier e helicópteros de ataque norte-americanos AH-64 Apache participaram da ofensiva desta terça-feira.

- Aeronaves e helicópteros de ataque da coalizão golpearam posições inimigas durante a noite - disse ela.

O porta-voz do Talebã, Abdul Latif Hakimi, disse que houve bombardeio na área, mas que os guerrilheiros não sofreram baixas e que nenhum deles foi capturado.

Centenas de pessoas morreram durante a violência militante nos últimos meses, elevando as preocupações sobre as eleições, que serão o próximo grande passo no duro caminho do Afeganistão em direção à estabilidade.

Forças afegãs e norte-americanas disseram ter matado mais de 100 insurgentes no final de semana. Tropas lideradas pelos EUA derrubaram o governo Talebã em 2001, depois que este se recusou a entregar o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, organizador dos ataques de 11 de setembro nos EUA.

Tags:
Edições digital e impressa