Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2026

Inundações deixam mortos e desabrigados na França

Quatro pessoas ainda estavam desaparecidas nesta segunda-feira após inundações na Riviera Francesa que mataram pelo menos 17 pessoas durante o fim de semana, levando o governo a declarar um desastre natural na região.

Segunda, 05 de Outubro de 2015 às 07:42, por: CdB
Por Redação, com Reuters - de Paris: Quatro pessoas ainda estavam desaparecidas nesta segunda-feira após inundações na Riviera Francesa que mataram pelo menos 17 pessoas durante o fim de semana, levando o governo a declarar um desastre natural na região. Cerca de 5 mil casas ainda estavam sem eletricidade na manhã desta segunda-feira, após 70 mil residências sofrerem blecautes na noite de domingo.
franca.jpg
Placa indicando risco de inundação do lado de pedaço de carro, em Mandelieu, na França
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, que visitou a zona afetada no domingo com o presidente François Hollande, disse à rádio Europe 1 que houve saques e nove pessoas foram presas. – A polícia interveio rapidamente para parar com estes atos desprezíveis – disse. Cerca de 300 policiais e 543 bombeiros realizaram operações de busca e resgate nas áreas afetadas pelas enchentes, disse Cazeneuve. As vítimas incluíam três pessoas mortas em um lar de idosos que foi inundado no vilarejo de Biot, e sete moradores da cidade de Mandelieu-la-Napoule, que tentaram chegar aos carros em uma garagem, disseram autoridades do governo. O presidente François Hollande disse no domingo que o governo iria aprovar a situação de desastre natural na área no encontro do gabinete na próxima quarta-feira, e prometeu alívios de pagamentos para ajudar nos danos. Garagens subterrâneas Três pessoas morreram quando a água invadiu um asilo para idosos em Biot, perto de Antibes, e três motoristas se afogaram quando tentavam atravessar com seus carros um pequeno túnel alagado em Vallauris-Golfe-Juan e foram surpreendidos pela subida repentina das águas. As equipes de resgate em Mandelieu-la-Napoule afirmaram que a água estava tão escura que dificultava a busca por mais corpos em estacionamentos subterrâneos, onde pelo menos sete pessoas morreram. – É apocalíptico – disse o prefeito Henri Leroy. – Há milhares de veículos. Pode haver mais corpos – completou. As autoridades acreditam que muitos morreram tentando colocar seus carros em segurança. Em Cannes, duas pessoas foram mortas e duas outras estão desaparecidas. O prefeito da cidade, David Lisnard, criticou duramente alguns moradores que, segundo ele, preferiram se preocupar com seus pertences a buscarem segurança. – Não estou julgando, porque eu não sei como reagiria nesta situação, mas parece que tivemos algumas pessoas que ficaram mais apegadas a seus veículos que à própria vida – disse.    
Tags:
Edições digital e impressa