Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2025

Mais de 400 integrantes da esquerda brasileira assinam manifesto pró-Lula

Segundo o documento, a candidatura antecipada de Lula serve para "garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam. Ao todo, mais de 400 intelectuais assinaram o documento e, na semana que vem, será aberto ao público

Quinta, 02 de Março de 2017 às 12:08, por: CdB

Segundo o documento, a candidatura antecipada de Lula serve para "garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam

 

Por Redação - de São Paulo

 

Mais de 400 artistas, intelectuais e juristas, dentre eles o cantor e compositor Chico Buarque, o teólogo Leonardo Boff, o líder do MST João Pedro Stédile, o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão (subprocurador da República) e o escritor Fernando Morais, lançaram, na noite passada, o manifesto intitulado Por que Lula? Eles pedem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lance, desde já, a sua candidatura à Presidência da República. 

chico-lula.jpg
Chico Buarque e Lula são amigos de longa data

Segundo o documento, a candidatura antecipada de Lula serve para "garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam." A partir de segunda-feira, o manifesto estará disponível na internet para que todos possam incluir sua assinatura no abaixo assinado. 

"Por que Lula? Porque ainda é preciso incluir muita gente e reincluir aqueles que foram banidos outra vez. Porque é fundamental para o futuro do Brasil assegurar a soberania sobre o pré-sal, suas terras, sua água, suas riquezas. Porque o país deve voltar a ter um papel ativo no cenário internacional. Porque é importante distribuir com todos os brasileiros aquilo que os brasileiros produzem", diz o manifesto.

Leia, adiante, a íntegra do manifesto:

Por que Lula? 

É o compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a defesa da soberania brasileira e de todos os direitos já conquistados pelo povo desse País, que nos faz, através desse documento, solicitar ao ex-Presidente Luiz Inácio LULA da Silva que considere a possibilidade de, desde já, lançar a sua candidatura à Presidência da República no próximo ano, como forma de garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam. 

Foi um trabalhador, filho da pobreza nordestina, que assumiu, alguns anos atrás, a Presidência da República e deu significado substantivo e autêntico à democracia brasileira.  Descobrimos, então, que não há democracia na fome, na ausência de participação política efetiva, sem educação e saúde de qualidade, sem habitação digna, enfim, sem inclusão social. Aprendemos que não é democrática a sociedade que separa seus cidadãos em diferentes categorias. 

Por que Lula? Porque ainda é preciso incluir muita gente e reincluir aqueles que foram banidos outra vez. Porque é fundamental, para o futuro do Brasil, assegurar a soberania sobre o pré-sal, suas terras, sua água, suas riquezas. Porque o país deve voltar a ter um papel ativo no cenário internacional. Porque é importante distribuir com todos os brasileiros aquilo que os brasileiros produzem. O Brasil precisa de Lula!

Os 10 primeiros

1. Leonardo Boff – Teólogo e Escritor
2. Fernando de Morais – Jornalista e Escritor

3. Eric Nepomuceno – Escritor

4. Leonardo Isaac Yarochewsky – Advogado e Doutor pela UFMG

5. Gisele Cittadino – Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio

6. Eugenio Aragão – ex-Ministro da Justiça, Professor da Faculdade de Direito da UnB e Advogado

7. João Ricardo Wanderley Dornelles – Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio; ex-Membro da Comissão Estadual  da Verdade do Rio de Janeiro

8. Carol Proner – Professora da Faculdade Nacional de Direito – UFRJ

9. Chico Buarque – Músico

10. João Pedro Stédile –  Ativista Social, do MST e da Via Campesina

Tags:
Edições digital e impressa