Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2026

Inmetro fará teste de chumbo em brinquedos

Sexta, 07 de Setembro de 2007 às 10:06, por: CdB

O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai apertar a fiscalização dos brinquedos importados. O órgão anunciou que vai reforçar o teste para a detecção de chumbo nos produtos. A análise, que atualmente é feita apenas nos laboratórios credenciados (acreditados, no jargão do Inmetro), será feita também pelo próprio órgão. A medida vem aliada à fiscalização de todos os lotes de brinquedos importados, determinada na semana passada, seguindo ação adotada na importação de preservativos.

Os produtos nacionais passam por vistoria duas vezes por ano, mas não em todos os lotes, mesma periodicidade utilizada nos brinquedos importados até a semana passada. Os organismos certificadores, credenciados pelo Inmetro, vistoriam também a produção dos brinquedos feitos no país.

O órgão, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vai reforçar o teste para a detecção de chumbo utilizando uma máquina, adquirida em setembro de 2005, de fluorescência de raios-X.

Segundo o Inmetro, a máquina já é utilizada em pesquisas científicas do órgão. Ainda não foi definida qual a periodicidade com a qual o Inmetro vai atuar nessa fiscalização.

A norma foi determinada após a Mattel anunciar o terceiro recall de produtos fabricados na China em pouco mais de um mês. O último caso ocorreu nesta semana, quando foram recolhidos 844 mil itens de 11 linhas. Os brinquedos possuíam excesso de chumbo na tinta utilizada na sua fabricação e, por esse motivo, são prejudiciais à saúde. Os produtos tinham origem chinesa.

Tags:
Edições digital e impressa