A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou um balanço dos vôos nos aeroportos do país na manhã desta quinta-feira. Dos 697 previstos para decolar, 69 tiveram atraso e 13 foram cancelados. Cerca de 8,6% dos vôos saíram com mais de uma hora de atraso.
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o número de atrasos é considerado normal. O levantamento refere-se ao intervalo de zero hora ao meio-dia.
Nos principais aeroportos do estado de São Paulo não houve cancelamentos pela manhã. Em Guarulhos, de 96 vôos previstos, 12 partiram com atraso (12,5%); em Congonhas, dentre os 127 marcados, seis partiram uma hora depois do horário marcado (4,7%). No Galeão, no Rio de Janeiro, também não houve cancelamentos. Dentre os 71 vôos programados, houve cinco atrasos (8,3%).
O aeroporto de Curitiba (PR) registrou o maior percentual de vôos que partiram mais de uma hora após o horário previsto: cinco, de um total de 32 vôos programados (15,6%).
Em seguida, estão os aeroportos de Fortaleza (CE) e de Confins, em Belo Horizonte (MG), onde o índice foi de 14,8%. Nos dois aeroportos, foram registrados quatro atrasos dentre os 27 vôos previstos. Em Fortaleza, uma partida foi cancelada.
Em Porto Alegre (RS), o percentual de vôos atrasados e cancelados foi o mesmo: 9,7%. De um total de 31 marcados, houve três cancelamentos e três atrasos.
Em Brasília (DF), houve um cancelamento entre os 60 vôos programados. Cinco vôos partiram com atraso de mais de uma hora.
No balanço de quarta-feira, o percentual geral de atrasos foi de 7,5% e o de cancelamentos, de 2,2%. De um total de 1.889 vôos programados, 142 saíram com atraso e 41 foram cancelados.