O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou que o acordo com controladores de vôo deve ser cumprido até esta terça-feira como estava previsto.
- As decisões terão que estar em prática. Uma medida provisória, alguma coisa, terá que ser apresentada amanhã -, afirmou Pereira.
Segundo ele, como o acordo foi assinado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, terá que ser cumprido e disse que "as coisas que se assinam são para ser cumpridas". O presidente da Infraero disse ainda que no final de semana o Ministério da Defesa e a Casa Civil se reuniram para discutir o novo modelo de controle aéreo civil. Pereira viaja nesta segunda-feira a São
Paulo para participar de uma audiência pública sobre o Aeroporto de Congonhas, mas afirmou que volta à noite para continuar as discussões com o governo sobre a decisão que será anunciada nesta terça.
Questionado sobre a possibilidade de a Infraero assumir o controle aéreo, ele afirmou que ainda não foi consultado pelo governo sobre o assunto.
- O modelo ainda está em discussão. Acredito que a medida provisória, o que o governo determinar, já trará especificamente como será essa modelagem -, disse.
Ele afirmou que seria "complicado" para a Infraero assumir o controle aéreo.
- A missão da Infraero é administrar aeroportos, administrar tráfego aéreo é uma coisa muito mais séria. Para se ter uma idéia, a Infraero tem 9 mil funcionários e o Decea, que cuida do espaço aéreo, tem 17 mil. Isso já mostra o grande tamanho do problema e do que precisa ser feito -, explicou.
O presidente da Infraero espera que até a noite o movimento nos aeroportos esteja normalizado.
Infraero: acordo com controladores dever ser cumprido até terça-feira
Segunda, 02 de Abril de 2007 às 12:57, por: CdB