Rio de Janeiro, 27 de Dezembro de 2025

Inflação em São Paulo desacelera no início de fevereiro

Segunda, 12 de Fevereiro de 2007 às 14:41, por: CdB

A inflação na cidade de São Paulo diminuiu levemente de ritmo, e o Índice Geral de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado nesta segunda-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), caiu de 0,66% na última semana de janeiro para 0,52% na primeira semana de fevereiro.

Dos sete setores pesquisados, seis apresentaram elevação de preços em comparação com a semana anterior: Habitação (0,05%); Alimentação (1,09%); Transportes (0,60%); Despesas Pessoais (0,49); Educação (2,59%) e Saúde (0,58%). Houve deflação em Vestuário, de 0,72%.

Segundo o coordenador da pesquisa, professor Márcio Nakane, Alimentação e Educação foram, mais uma vez, os setores que mais pesaram no bolso do paulistano.

- No grupo Alimentação, os preços dos produtos in natura estão subindo em razão das fortes chuvas. No setor de Educação, continuam a pesar os gastos com matrículas e material escolar -, disse Nakane.

De acordo com Nakane, a tendência de diminuição da taxa média de inflação na cidade de São Paulo deverá continuar durante o mês. Ele explicou que a meteorologia prevê para esse período menos chuvas e que, além disso, termina a temporada de início das aulas.

A Fipe apura semanalmente os preços de produtos e serviços para famílias com renda de um e vinte salários mínimos.

Tags:
Edições digital e impressa