As perspectivas do setor industrial para os próximos meses são positivas, segundo revelaram os resultados da edição de julho da Sondagem da Indústria de Transformação, divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas. O levantamento mostrou que 26% das empresas planejam contratar e 13% esperam demitir no terceiro trimestre deste ano. A diferença de 13 pontos percentuais entre os dois extremos de resposta é o segundo melhor resultado para meses de julho nos últimos dez anos. Os números só foram melhores em julho de 2004, quando a diferença alcançou 27 pontos percentuais.
Segundo o documento divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, os prognósticos para o trimestre também são os melhores desde o início deste ano, "quando a atividade industrial começou a fase atual de reaquecimento".
Além da previsão de retomada das contratações, as perspectivas de negócios para o segundo semestre de 2006 revelam otimismo dos empresários no desempenho da indústria para o segundo semestre deste ano. Para 54% das 935 empresas consultadas pelo IBRE, a situação dos negócios vai melhorar até dezembro deste ano. As estatísticas mostraram que 49% do setor pretendem aumentar a produção até o mês de setembro, enquanto 11% projetam redução. A diferença positiva para as expectativas de aumento de produção (38 pontos percentuais) foi maior, tanto na comparação com julho do ano passado, quanto em relação à média histórica, que é de 35 pontos percentuais.
Os empresários que apostam em crescimento da demanda neste trimestre representaram 46% dos entrevistados e os que acreditam em retração foram 14%. Outro indicador positivo foi o nível de utilização da capacidade instalada, que chegou a 84,9% na pesquisa divulgada hoje. O percentual é o maior para esta época do ano desde 1980. Em relação a preços, 34% das empresas manifestou intenção de aumentá-los e 10%, de diminuí-los. Em abril, era menor o percentual de empresas prevendo aumento de preços (28%) e maior a parcela do empresariado que pretendia reduzi-los.
A Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação é elaborada a cada três meses e fornece informações sobre o estado geral da economia e suas tendências. Os resultados do levantamento servem para orientar decisões empresariais e de política econômica. A pesquisa atual foi realizada entre 29 de junho e 27 de julho.