Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Índios usarão fotos de satélite para lutar contra desmatamento

Terça, 19 de Junho de 2007 às 09:29, por: CdB

Uma tribo indígena brasileira está se aliando ao Google Earth para que imagens de alta resolução auxiliem a encontrar focos de desmatamento e impedir o desflorestamento por parte de extratores de madeira e mineiros na reserva amazônica.

Apesar do projeto ainda estar no estágio inicial para uma área que ainda não tem acesso à Internet, o chefe da tribo e o Google esperam que a aliança reduza a destruição ilegal a floresta.

O Google Earth, programa gratuito que mostra imagens de satélite e mapas de todo o mundo, está sendo usado cada vez mais em conjunto com causas humanitárias. Em outra iniciativa, com o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, o programa chama atenção para as atrocidades na região sudanesa de Darfur. Em 2006, em conjunto com o Programa Ambiental dos Estados Unidos, o Google Earth destacou uma pesquisa com chimpanzés e sobre o desflorestamento.

"No Google, sentimos uma obrigação em ajudar grupos como este quando é tão claro que nossas ferramentas podem ter um impacto positivo", disse a porta-voz Megan Quinn.

O cacique Almir Narayamoga Surui acha que muitos dos 1,2 mil membros da sua tribo, os Surui, estarão utilizando computadores com conexões à internet e imagens de alta resolução do Google Earth para policiar todos os 618 mil acres da reserva.

Eles podem então oferecer provas às autoridades que a destruição está ocorrendo e exigir uma ação, ou até mesmo assustar os criminosos, já que saberão que estão sendo monitorados.

"Os desmatadores e mineiros ficarão assustados, porque estaremos de olho o tempo todo e denunciaremos as invasões", disse o cacique em uma entrevista da Suíça, onde se encontrou com ambientalistas e oficiais das Nações Unidas.

O cacique teve a idéia quando estava brincando com o programa e viu áreas brancas de desflorestamento na área verde da Amazônia. No último mês, Surui se encontrou com executivos do Google Earth, apresentando a idéia.

Cerca de 400 mil índios brasileiros ainda vivem em reservas, sua grande maioria dentro da floresta amazônica.

Tags:
Edições digital e impressa