Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Índios acusam CEF de não pagar por diamantes vendidos

Segunda, 03 de Janeiro de 2005 às 18:04, por: CdB

Índios cintas-largas da reserva Roosevelt afirmam que venderam diamantes à Caixa Econômica Federal, mas até agora não receberam um centavo. Segundo eles, havia sido combinado que 10% do valor das pedras seria pago na hora da entrega, o que não ocorreu. A superintendência da CEF em Rondônia não se manifesta sobre o caso.

A compra foi autorizada em 23 de novembro, por um período de 15 dias, por meio de uma medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na época, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, calculou que a exploração de diamantes poderia render US$ 3,5 bilhões por ano, se fosse regulamentada.

- Fomos enganados. Eles (os bancários) olhavam para as pedras, diziam que eram bonitas e guardavam. Só davam um papel e falavam que ia ter um leilão. Muitos índios não confiaram no governo e não entregaram os diamantes - disse Edmilson Cinta-Larga.

Zezinho Capivara Cinta-Larga disse ser um dos que não concordaram em vender diamantes à CEF. "Era melhor quando ninguém falava nas pedras. Depois da divulgação da existência do garimpo a vida do índio ficou difícil. Não dá para confiar em ninguém", acrescentou.

Edmilson reclamou da ação de agentes da Polícia Federal. "Mandam a gente tirar a roupa e mexem no nosso cabelo, para ver se não grudamos diamantes com cola. Além disso, assustam crianças e mulheres quando entram nas aldeias", explicou.

Tags:
Edições digital e impressa