Rio de Janeiro, 01 de Novembro de 2026

Índice de confiança da indústria na economia cai em abril

Quarta, 30 de Abril de 2008 às 05:26, por: CdB

A indústria brasileira vive um bom momento, mas as expectativas para o futuro se deterioraram nas últimas semanas. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, divulgada nesta quarta-feira, a confiança da indústria diminuiu em abril em 0,8% em relação a março, descendo para 120,6 pontos. Levando em conta o ajuste sazonal, o índice subiu de 116,7 pontos em janeiro para 119,2 pontos neste mês.

"O resultado, semelhante ao de abril de 2007, mostra que a indústria sustenta um bom ritmo de atividade, embora as expectativas em relação aos próximos meses estejam menos otimistas que ao final do ano passado", disse a FGV em nota.

O componente de situação atual caiu de 125,1 pontos em janeiro para 123,5 pontos em abril. "Apesar do recuo, este é o quinto maior índice da série histórica, iniciada em abril de 1995", afirma o relatório da instituição. No campo das expectativas, porém, a queda foi de 113,3 para 109,8 pontos. Entre as empresas pesquisadas, 39,8% prevêem produzir mais no próximo trimestre, abaixo dos 43,8% de janeiro.

Tags:
Edições digital e impressa