A Índia desistiu dos trabalhos de reconstrução em várias ilhas dos arquipélagos de Andaman e Nicobar, situados entre a Indonésia e a Birmânia, por causa da extensão dos danos provocados pelo maremoto de 26 de dezembro, informou uma fonte oficial.
As autoridades abandonaram um projeto de reconstrução em seis ilhas onde 40.
500 pessoas se amontoam há mais de dois meses em150 acampamentos temporários.
- As seis ilhas estão sendo abandonadas e sua população está sendo transferida para outras sete ilhas nas quais se concentram os esforços de reabilitação imediata. - explicou Aditya Singh, funcionário do Comando Integrado dos Serviços de Salvamento, que reúne o exército e a administração civil
As ilhas abandonadas foram as mais afetadas dos arquipélagos. Quase 1.400 pessoas morreram e mais 5.500 continuam desaparecidas dois meses depois da tragédia no conjunto das ilhas Andaman e Nicobar.
Singh não descartou a possibilidade de reconstrução das ilhas em um futuro longínquo.
- A tarefa é tão gigantesca que supera o imaginável. - explicou.
Quase 10.000 casas devem ser construídas antes de abril, que marca o início da temporada de monção.