A Índia vai abrir 14 das suas 22 usinas nucleares para inspeção internacional até 2014, afirmou o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, nesta terça-feira. A medida é parte de um acordo de cooperação nuclear civil com os Estados Unidos. Pelo acordo, a Índia, que testou armas nucleares em 1998, concordou em separar seus programas atômicos civis dos militares, permitindo a inspeção internacional da maior parte de suas usinas.
- Estamos preparando uma lista de 14 reatores que serão abertos para os observadores (internacionais) entre 2006 e 2014", declarou Singh ao parlamento. "A escolha dos reatores nucleares... é uma decisão da Índia - afirmou.
Há menos de uma semana, Singh e o presidente dos EUA, George W. Bush, que visita o país, fecharam um controverso acordo cujo objetivo é ajudar a Índia a aumentar sua capacidade de produção de energia nuclear. Segundo Singh, o país concordou ainda com a inspeção internacional de todas as futuras usinas atômicas civis. Mas ele ressaltou que o acordo não se aplica ao programa de armas nucleares.
Os críticos acusam Bush de abrir mão das metas da não-proliferação de armas em favor do acordo, visto pela Índia como crucial para estabelecer uma nova relação com Washington.