Os incêndios que arrasam parte da Grécia continuavam fora de controle nesta terça-feira, após cinco dias de luta contra as chamas, e deixaram até o momento 63 mortos. As autoridades, cada vez mais alvo de críticas, trabalham com a hipótese de que os incêndios foram provocados deliberadamente.
- Os incêndios ainda estão fora de controle. Até agora, não há perigo para os povoados, mas é impossível prever a direção do vento - afirmou um porta-voz dos bombeiros.
Hidroaviões e equipes de luta contra o fogo vindos de Espanha, França, Itália, Portugal e Romênia já estão nos locais afetados tentando apagar as chamas na maior operação de emergência realizada em um Estado da União Européia.
A Turquia, cujas disputas com a Grécia são constantes, e Israel também responderam ao pedido de socorro das autoridades gregas enviando reforços para ajudar as centenas de bombeiros locais mobilizados, exaustos após cinco dias de luta contra incêndios devastadores.
Desde sexta-feira passada, pelo menos 63 pessoas morreram em conseqüência do fogo, a maioria na região do Peloponeso (sul), a mais atingida pela onda de incêndios. No distrito de Aitoloakarnania (oeste da Grécia) e no norte de Thesprotia foram detectados novos incêndios, alimentados pelos ventos que superam os 70 quilômetros por hora. As chamas continuavam também arrasando os bosques da ilha de Eubea, ao norte de Atenas, onde até agora morreram quatro pessoas.
As autoridades do país suspeitam que a maioria das queimadas tenham sido provocadas deliberadamente. Em 2007 já foram registrados 6.404 incêndios contra os 4.600 declarados em 2006. A polícia deteve até o momento sete pessoas acusadas de provocar incêndios deliberadamente, enquanto outras 26 foram processadas por diferentes acusações relacionadas a uma série de incêndios desencadeados na Grécia desde o começo da onda de calor, no início de julho.
Até o momento, os bombeiros têm conseguido salvar os tesouros históricos gregos. No domingo, as chamas chegaram às portas de Olímpia, cidade que é berço dos Jogos Olímpicos. Por outro lado, um terremoto de 5 graus na escala Richter foi sentido nesta terça-feira na península grega de Ilia (oeste do Peloponeso), sem que danos materiais tenham sido registrados até agora, anunciou o Instituto Geodinâmico do Observatório de Atenas.
Incêndios na Grécia estão fora de controle
Terça, 28 de Agosto de 2007 às 09:04, por: CdB