Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Inca participa de campanha pelo controle do câncer de mama

Sexta, 28 de Setembro de 2007 às 18:09, por: CdB

Neste sábado, Dia do Beijo pela Vida, o Instituto Avon e seus parceiros, entre eles, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) promovem uma mobilização para o controle do câncer de mama em todo o Brasil. No Rio, haverá a distribuição de informações sobre a detecção precoce desse tipo de câncer em dois shoppings da cidade e em alguns cinemas participantes do Festival Rio de Cinema. Também estão previstas atividades em vários pontos do estado.
 
Das 14 às 18h, serão distribuídas agendas da saúde da mulher - com uma relação de exames que devem fazer parte da rotina feminina - e um marcador de página sobre a parceria entre o INCA e o Instituto Avon, nos shoppings Fashion Mall e Rio Sul. Entre 15h30 e 19h30, o material estará disponível em cinemas do centro (Cine Odeon, Centro Cultural Justiça Federal, Cine Palácio, Cine Santa); da Zona Sul, (Estação Botafogo, Espaço de Cinema, Cine Leblon, Estação Laura Alvim, Cine São Luiz, Roxy, Caixa Cultural, Cine Glória-Memorial GV) e da Barra da Tijuca (Estação Barra Point).
 
Como parte da mobilização, o INCA está ajudando na venda de 6.600 batons. O valor arrecadado com a pré-venda na instituição será revertido para o Projeto de Garantia da Qualidade dos Serviços de Mamografia do SUS no município do Rio de Janeiro. Os batons podem ser adquiridos nos bazares do INCAvoluntário nas unidades hospitalares do INCA (Praça Cruz Vermelha 23, Centro; Rua Equador 831, Santo Cristo; e Rua Visconde de Santa Isabel, 274).
 
O Instituto Avon apóia o INCA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) na implantação do Projeto de Garantia de Qualidade dos Serviços de Mamografia do SUS no País.
 
Mamografias de Qualidade
 
O Projeto de Garantia da Qualidade dos Serviços de Mamografia no Sistema Único de Saúde tem o objetivo de avaliar os serviços de mamografia do Sistema Único de Saúde - SUS, monitorando a qualidade da imagem, do diagnóstico e da dose da radiação. A iniciativa permite que gestores de saúde e usuários identifiquem os serviços acreditados em qualidade da mamografia.
 
Inicialmente, foram implementados quatro projetos-piloto em Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e no estado da Paraíba.
 
— A partir dos resultados, vamos propor uma metodologia para avaliação de serviços de mamografia no SUS. Caso seja aprovada pelo Ministério da Saúde, a metodologia servirá de referência para a criação de um programa nacional de qualidade de mamografia —, antecipa o diretor–geral do INCA, Luiz Antonio Santini.
 
O câncer de mama causa cerca de 10 mil mortes por ano entre as brasileiras. A alta freqüência, os efeitos físicos e psicológicos causados por esse tipo de câncer, que afeta a sexualidade e a imagem pessoal, fazem com que seja um dos mais temidos entre as mulheres.

Tags:
Edições digital e impressa