O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior confirmou, nesta terça-feira, que todas as licenças de importação de produtos da empresa Mattel estão suspensas desde 17 de agosto. A Mattel não produz brinquedos no Brasil. A produção é feita na China, Indonésia, Malásia, Tailândia e México, entre outros.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento, a medida não foi anunciada anteriormente, apesar de estar valendo desde o dia 17 de agosto, porque, como diz respeito somente à uma empresa, a pasta achou que seria "invasiva" (agressivo, hostil) torná-la pública.
De acordo com o governo, o objetivo da medida é impedir que brinquedos com defeito – presentes na lista do recall mundial da empresa – entrem no Brasil.
— A suspensão só será revogada quando a fabricante atender a todas as normas técnicas, que são estabelecidas por órgãos do governo e fiscalizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) —, acrescentou o Ministério do Desenvolvimento.
No Brasil, não foi registrado nenhum acidente relacionado aos problemas apresentados pelos brinquedos da marca, lembra o MDIC. Entretanto, o governo entendeu que foi "importante" suspender "preventivamente" as importações da marca para evitar que produtos que possam causar mal à saúde cheguem até crianças brasileiras.
O MDIC relembra que o Inmetro – órgão responsável por garantir que os produtos atendam a requisitos mínimos de qualidade e segurança – intensificou a fiscalização, a fim de verificar se os brinquedos que estão nas lojas brasileiras têm o selo de aprovação do órgão.
Importação de brinquedos da Mattel está proibida no Brasil
Terça, 11 de Setembro de 2007 às 14:19, por: CdB